HISTÓRICO DOS OBLATOS DO MOSTEIRO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Hoje lhe convidamos para conhecer o início da história dos oblatos no Mosteiro através das belas palavras da Irmã Pietra (Isabel).


HISTÓRICO DOS OBLATOS DO MOSTEIRO

O Mosteiro da Santíssima Trindade, se instalou definitivamente em Linha Travessa, localidade da cidade de Santa Cruz do Sul/RS, no ano de 2005. Antes disso estava em uma instalação precaria. A partir da mudança, se formaram alguns grupos ligados ao Mosteiro, como o grupo dos Salmos, o grupo dos jovens, um grupo de artesanato... Além disso, muitas pessoas começaram a vir participar da missa no Mosteiro.

Apartir de 2007, começou a surgir entre as pessoas, que frequentavam o Mosteiro, uma certa curiosidade sobre o que é ser oblato. Para responder a essas questões, foi organizado, no fim de semana, próximo ao dia de São Bento (11 de julho) deste mesmo ano, um retiro para estudar a Regra.

Apartir daí, iniciou-se o “Grupo de Oblatos”. Inicialmente os candidatos foram pessoas que participavam do grupo de estudos sobre os Salmos e outros que participavam da vida e da Liturgia do Mosteiro.

O postulantado começou oficialmente em 29/06/2008, com aulas sobre a Regra de São Bento. Inicialmente foram feitas reuniões individuais com os candidatos, para, entre outras coisas, verificar sua vida religiosa, seus níveis de conhecimento, explicar de uma forma que cada pessoa entendesse e para esclarecer eventuais dúvidas.

Em 22 de fevereiro de 2009, foram feitas as primeiras admissões ao noviciado, da Irmã Mônica (Marlene) e Irmã Pietra (Isabel) Basso. Atualmente o grupo conta com 6 membros, entre noviços, postulantes e candidatos,

Com a graça de Deus, tivemos a admissão das dua primeiras noviças em 19/03 (Dia de São José) e a oblação dessas em 25 de Abril próximo.

Isabel (Irmã Pietra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário