Salmos Imprecatórios



Certa vez, eu estava no Mosteiro, e apos a oração, comentei que os Salmos estavam meio "pesados" para aquele dia. A Madre olhou para mim e disse:
"- Ah, sim. Você é daquelas pessoas perfeitas"

Como assim?
Ela explicou então que existem alguns salmos da Bíblia que são Salmos Imprecatórios, ou seja, o salmista clama vingança ao Senhor (e olha que os Salmos que havíamos lidos nem eram esses). São pérolas como:
“Sua malícia recairá em sua própria cabeça, e sua violência se voltará contra a sua fronte.” - Salmo 7
“porque aqueles que o Senhor abençoa possuirão a terra, mas os que ele amaldiçoa serão destruídos”. - Salmo 36
E os mais famosos:
“Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva a sua esposa. – Salmo 109
“Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos, para os esmagar contra o rochedo! - Salmo 137
(Bíblia Ave-Maria)
Todos esses salmos falam de maldades e vinganças. Como cristãos, batizados na Morte e Ressurreição de Cristo, devíamos amar a todas as pessoas e não amaldiçoa-las.

Ela comentou que em alguns mosteiros realmente, suprimiram esses salmos. Mas ela e a maioria dos mosteiros continuam utilizando, porque, apesar de batizados, continuamos humanos e pecadores. Esses salmos nos mantém em contato com o pecado que há em nós. Quem nunca desejou a morte de alguém, ou simplesmente que aquela pessoa sumisse da sua frente naquele momento?

Quando rezamos, também podemos (e devemos) entrar em contato com o mal que há em nós para que Deus o purifique. Se continuarmos nos achando pessoas perfeitas, nunca poderemos mudar, nos converter.

Os monges (e também os oblatos) seguem a conversão de costumes. O que significa que depois que entrou para o Mosteiro, ninguém se torna automaticamente santo. São Bento diz que devemos ser sempre humildes.

Mesmo que as grandes opções tenham sido feitas. Nem sempre podemos ou conseguimos ser fiel as nossas convicções nas pequenas coisas do dia-a-dia. Ou não achamos a melhor solução, então devemos reconhecer que erramos (ou que não tínhamos como fazer melhor).

Que o Cristo Ressucitado nos ilumine em nossa caminhada de vida.

Irmã Pietra, Oblata do Mosteiro da Santíssima Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário